AUMENTA A NOSSA FÉ


Muitas vezes Nosso Senhor no Santo Evangelho diz aos seus discípulos coisas que lhe exige uma fé grande. Fala-lhes da cruz, da ressurreição, da vida eterna, do juízo final, da Santíssima Eucaristia... Mas a única vez que os discípulos pedem ao Senhor que lhes aumente a fé é justamente quando Ele fala do perdão.
Jesus fala de um jeito que parece até divertido: "se sete vezes ele vier a ti dizendo: Estou arrependido..." Mas os Apóstolos compreendem a grandeza e a densidade desse ensinamento que vai além de um preceito moral, é uma questão de fé: "Aumenta-nos a fé!"
Penso que três verdades de fé podem nos inclinar mais ao perdão: 
1. A filiação divina: somos todos filhos do mesmo Pai. Como dói no coração dos pais as ofensas trocadas entre irmãos e o clima pesado que reina na família em que falta a reconciliação. Se as nossas famílias - tão imperfeitas - sofrem tanto com a falta de perdão, quanto mais não sofre o coração de nosso perfeitíssimo Pai do Céu.
2. A nossa condição de pecadores: todos somos pecadores, e, por isso, precisamos aprender a perdoar-nos uns aos outros, porque todos temos faltas a ser perdoadas por Deus que nos perdoará na mesmíssima medida de nosso perdão aos demais.
3. Os novíssimos: a brevidade desta vida e as realidades de após a nossa morte, podem nos ajudar a, percebemos que a maior parte das coisas que nos tira a paz nas nossas relações com o próximo não têm a menor importância, e as que são realmente importantes não merecem que percamos o céu por causa delas.
Certa vez um padre disse que não precisou aprender a perdoar, porque tinha sido ensinado a amar. Que nós também aprendamos essa lição do Coração Sacratíssimo de Jesus.

Comentários