SACERDOTE

A primeira leitura da Santa Missa desse domingo nos fala do Cristo que se oferta como vítima a Deus para a nossa salvação. Esse sacrifício de Cristo lhe garante uma descendência, nós. Nós somos gerados pelo sacrifício da Cruz que só é Sacrifício porque aquele que nela está é Sacerdote eternamente.
O Beato Columba Marmion ao tratar sobre o sacerdócio de Cristo apresenta o sacerdócio como que um presente de Deus Pai dado ao seu Filho no momento da Encarnação. Ao assumir nossa natureza humana Jesus Cristo é ungido sacerdote por Deus Pai, e é esse sacerdócio que nos abre as portas ao trono da graça para alcançarmos aquele auxílio que jamais poderíamos merecer.
Esse é o grande serviço de Jesus.
Quando Jesus diz que veio servir não está se referindo apenas a escolher fazer coisas simples e humildes, o seu serviço, o seu trabalho é a sua morte redentora.
Nesse sentido a Igreja, especialmente através da tradição beneditina, chama a Sagrada Liturgia com o sugestivo nome de Opus Dei, ou seja, Trabalho de Deus.
A Liturgia, maximamente a Eucaristia, é trabalho de Deus, tanto no sentido de que Deus "trabalha" a nossa salvação, como no sentido de que nós trabalhamos para Deus, servindo-lhe e prestando o culto de adoração.
Ao celebrarmos os Santos Mistérios santifiquemos o nome de Deus e deixemos que esse mesmo nome produza em nós a sua obra de santificação.

Comentários