APRENDER A REZAR

No Santo Evangelho de hoje, os Apóstolos vêem Jesus em oração.
Como seria a oração de Jesus? Como se portava Jesus na oração?
Os Evangelhos nos dizem alguma coisa, mas nada se compararia a ver Jesus absorto em oração.
E essa visão encantou os discípulos que, de algum modo, quiseram compartilhar desse momento com o Senhor pedindo-lhe que os ensinasse a rezar.
A oração é a elevação da alma a Deus, por isso é em parte sempre um movimento pessoal e espontâneo, mas também há a necessidade de aprender a rezar.
Bento XVI falava da oração como uma arte, e essa imagem é maravilhosa.
Porque, de modo geral, mesmo quem "leva jeito" para a pintura necessita conhecer algumas técnicas, fazer talvez um curso, estudar métodos.
Assim aprender a rezar não é apenas aprender o Pai nosso e a Ave Maria, mas é também saber lidar com as distrações, é buscar "assunto" para a oração através da leitura de bons livros de doutrina e de espiritualidade, é conhecer mais a Palavra de Deus e transformá-la em oração, é compreender um pouco mais o mistério da Santíssima Eucaristia como essa sublime presença de Jesus entre nós.
São Josemaría comentava com muita verdade que as coisas estão como estão porque poucos são os que rezam, e dos que rezam, muitos rezam mal.
Rezar mal é se preocupar mais com a quantidade do que com a qualidade, é manter devoções que possam se confundir mais com o paganismo do que com a fé cristã autêntica...
Penso que na nossa vida de oração precisamos pelo menos de três momentos diários:
1. Um momento com a Palavra de Deus. Ler, reler, rererereler... ou como gostam de dizer alguns, ruminar a Palavra de Deus. Essa leitura, precisa ser considerada, meditada, pensada. Não é so ler e pronto... Pelo menos 15 minutos, onde uns três ou quatro são leitura e o restante considerar o que se leu.
2. Um momento com Jesus Sacramentado. Faz 2000 anos que Ele nos espera. E nos espera para ouvir belas orações que aprendemos, conhecemos e lemos, mas também para ouvir as nossas coisas pequenas de cada dia, boas ou não tão boas. Redescobrir Jesus Sacramentado como amigo!
3. Um momento com Nossa Senhora. Não conheceria algo melhor que o Santo Rosário, ou pelo menos parte dele. Igualmente meditado. Um caminho simples é, pelo menos tentar imaginar a cena do mistério contemplado, para conseguirmos olhar Jesus com o olhar de Maria.
Vamos tentar?
Mas todo dia, hein!!!

Comentários