PENSAR COMO DEUS

No Evangelho de hoje, Nosso Senhor repreende S. Pedro por "não pensar como Deus".
Pensar como Deus... não faltam na história pensadores que viram na religião de modo geral uma tentativa de criar um deus à nossa imagem e semelhança. Mas na essência do cristianismo encontramos um processo de divinização do ser humano, uma divinização que não se apresenta através de "super-poderes", mas de uma conformação com aquele que fez-se homem para que nos tornássemos divinos: Jesus Cristo.
Essa conformação com Deus se passa no interior humano, como exorta S. Paulo, ter os sentimentos de Cristo Jesus, e chega até às suas ações, especialmente a caridade com o próximo, como hoje também nos exorta São Tiago.
Pensar como Deus... Quando vemos os grandes pensadores, é comum percebermos uma idéia principal a partir da qual eles interpretam todos os outros aspectos da existência.
No caso de Deus, essa chave de interpretação não é outra senão a cruz. A cruz, loucura para os gregos e escândalo para os judeus, é a idéia principal no pensamento de Deus e a lente pela qual ele enxerga todas as coisas.
Por isso, o terceiro cântico do Servo que ouvimos na Primeira Leitura da Missa enxerga no meio dos sofrimentos a presença do Senhor que não o livra dos sofrimentos, mas o conserva firme em meio à perseguição.
Por esses dias, a Cruz do Senhor tem sido uma presença forte em nossa liturgia e em nossa memória desde a Exaltação no dia 14, a Virgem das Dores ontem, amanhã os Sagrados Estigmas de S. Francisco, no dia 20 os estigmas de S. Pio e no dia 23 o seu nascimento para o céu.
Que na escola da cruz aprendamos o pensamento de Deus.

Comentários