NÃO TEMAS RECEBER MARIA

Nessa festa da Natividade de Maria Santíssima, ouvimos no Santo Evangelho o Arcanjo S. Gabriel dizendo a S. José que não temesse receber Maria como esposa, porque o que nela estava sendo gerado era por obra do Espírito Santo.
Por que José temeria receber Maria?
Em sua justiça, ao não compreender o que acontece com Maria, José só encontra a solução de abandoná-la em segredo, para trazer para si a culpa que não podia crer estar sobre sua prometida.
Em algum momento, para ser fiel a Deus, José pensou em abandonar Maria.
Mas, através do anjo, Deus mostra a José que receber Maria é a sua vontade que não diminuiria a sua justiça, antes a consagraria. Tal como a Maternidade de Maria não diminuiu mas consagrou a sua integridade virginal.
Não temas receber Maria.
Assim também o Senhor nos diz no dia de hoje.
Para muitos Maria poderia ser uma diminuição. 
Alguns pensam que a presença de Maria diminui a santidade de Deus, a mediação de Jesus Cristo, a adoração à Santíssima Trindade... Não!
Deus quis Maria. Deus quis Maria como quis Eva, ou ainda mais do que quis Eva.
Quando Deus viu a solidão de Adão no Paraíso, Ele não foi dizer a Adão: "Não se sinta sozinho.. eu estou aqui! Eu basto a você!" Não! Deus dá Eva a Adão. Não é bom que o homem esteja só! Assim também Deus faz conosco e Maria: Ele nos dá Maria como carne de nossa carne, osso dos nossos ossos, como auxiliar que nos seja adequada.
Deus nos diz hoje: Não temas receber Maria!
Thomas Merton, recordando os Padres da Igreja, insiste no fato de que Cristo não foi um segundo plano de Deus face ao "erro" com Adão. Mas Cristo é constituído mediador, antes da fundação do mundo e mediador do próprio Adão. De forma paralela, assim também Maria, mais do que Eva foi querida por Deus. Ao criar Eva, Deus tinha em mente a beleza de Maria.

Comentários