ESCOLHIDOS PELA MISERICÓRDIA

No Santo Evangelho de hoje, Nosso Senhor após passar toda a noite em oração chama os seus discípulos e dentre eles escolhe os 12 Apóstolos. S. Lucas então apresenta a lista dos apóstolos, começando por Pedro e terminando com Judas, o traidor.
S. Beda Venerável, ao falar da vocação de S. Mateus usa uma bela expressão: "miserando atque eligendo", que poderíamos traduzir como: "tendo misericórdia e escolhendo". As nossas escolhas de modo geral não são frutos de nossa misericórdia, ao contrário, são fruto de nosso rigor, nossos critérios de seleção, geralmente muito bem definidos. E isso nas coisas mais simples, como por exemplo, os legumes de uma feira.
Mas os Apóstolos do Senhor, são escolhidos por sua misericórdia. Não por dons ou aptidões que tenham, mas somente pela misericórdia do Senhor. S. Paulo na primeira leitura da missa, ao descrever aqueles que não poderão herdar os céus, não tem o receio de recordar que alguns dos discípulos de Corinto viveram aquela vida que só pode gerar morte, mas foram lavados, santificados e justificados no nome do Senhor, embora as fraquezas de antigamente não os deixassem completamente.
Também, nós necessitamos recordar que somos escolhidos pela misericórdia. De modo geral, não nos julgamos santos, mas também não percebemos como Deus foi misericordioso ao nos convidar ao seu Reino.
A consciência de nossa miséria é proporcional ao louvor que elevamos à misericórdia do Senhor.

Comentários