Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2021

SANTA MISSA

Imagem
  O Sol das almas fiéis é o Santo Sacrifício da Missa. Que faz o sol? Aquece, ilumina, purifica, revigora... Infinitamente mais para nossas almas faz a Santa Missa. Mas, conquanto seja o maior ato que se possa executar sobre a Terra, a Santa Missa não pode ser o único elemento da vida espiritual de um fiel. As devoções de que falávamos ontem, por exemplo, devem cercar o Santo Sacrifício, protegendo-o como grande tesouro de nossas almas. Não é de se admirar que aquele que esmorece nas devoções acabe por assistir de forma tíbia, fria, o Santo Sacrifício. A Santa Missa necessita ser preparada material, física e espiritualmente. Quando falo de preparação material da Santa Missa, refiro-me a tudo o que é necessário para o decoro do Santo Sacrifício, o fiel participa disso, por exemplo através de suas ofertas em dinheiro ou doando as coisas úteis para o Santo Sacrifício, ou mesmo com seu trabalho cuidando do material sagrado. Um cálice digno, uma casula digna, além de geralmente serem caros,

DEVOÇÕES

Imagem
  Angelus. De Jean François Millet A nossa vida espiritual é composta, em grande parte por devoções, ou pelo menos deveria ser... Pelo final do século XIX, infelizmente, o rezar por devoção, foi cada vez mais posto de lado, em favor de uma "vida litúrgica" que o fiel deveria buscar. Nesse caso, o que não fosse litúrgico, oscilaria entre o ter pouco valor ou valor algum. Assim, por exemplo, a Devoção que se deve ao Santíssimo Sacramento fora do Santo Sacrifício da Missa, como as visitas ao Santíssimo, a Adoração do Santíssimo exposto, as Quarenta Horas etc vão caindo em desuso, o que vale é apenas o que for "litúrgico", como por exemplo, o breviário. E, nesse mesmo caminho, a devoção à Santíssima Virgem e aos Anjos e Santos, também são apresentados como práticas de pessoas menos ilustradas. Tem-se quase um olhar de pena para aquela pessoa que caminha um percurso de joelhos, ou acompanha piedosamente uma procissão. São como que católicos de segunda categoria, que por

AFONSO

Imagem
  Um bispo idoso, 90 anos, já próximo a deixar este mundo, com seu corpo deformado por doenças ósseas, praticamente cego, pede a um ajudante que lhe leia algo sobre Nossa Senhora. O ajudante pega um livro e lê um trecho. O Bispo, simplesmente por tratar-se da Santíssima Virgem, prorrompe num pranto cheio de amor e admirado pelo que ouviu pergunta: "Quem escreveu isso?".  O ajudante estupefato responde: "O Senhor mesmo." O livro era "As glórias de Maria" e o Bispo era Santo Afonso Maria de Ligório. Ninguém que tenha o costume de ler as obras de Santo Afonso considerará a santidade e, por conseguinte, a eterna salvação uma coisa impossível. Ao contrário, perceberá que salvar-se é razoavelmente simples. Basta se fôssemos resumir: amar Jesus e Nossa Senhora, buscar ter uma vida de oração intensa, buscar os sacramentos, não pecar e considerar que vai morrer. Se hoje a santidade parece uma coisa tão distante, e tantas almas se perdem é porque optaram pelo caminh

PROTEÇÃO

Imagem
Mosaico na Igreja Dominus Flevit  no Horto das Oliveiras Queridos amigos, o Gradual da Missa desse X Domingo após o Pentecostes, nos traz uma imagem muito bela, que o próprio Nosso Senhor utilizará quando chorar sobre a cidade de Jerusalém: "protegei-me à sombra de vossas asas!". O Senhor nos protege, quer nos proteger, como disse Jesus, como a galinha reúne os pintainhos debaixo de suas asas. O Senhor nos protege, particularmente através do Santo Sacrifício da Missa. Em certo sentido, a Santa Missa são as asas de Deus abertas sobre a humanidade. Sabemos que a Santa Missa foi instituída por nosso Senhor como verdadeiro Sacrifício, nesse caso pensemos nas suas finalidades propiciatória e expiatória. A Santa Missa é nossa proteção porque através dela nossos pecados são perdoados, nossos pecados que exigem de Deus um castigo, são destruídos em cada Santa Missa, porque nela é apresentado ao Padre Eterno o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo que é mais eloquente que o de Abel, ou